quarta-feira, 7 de abril de 2010

Dia 12 - 07/04/2010 - De Maceió à Maragogi pela Rota Ecológica / Litoral.

De manhã saímos em direção a Maragogi mas antes passamos o dia em Barra de Santo Antônio onde está localizada a sexta praia mais bonita do Brasil, a Praia de Carro Quebrado.
Estávamos indo por conta mas no caminho descobrimos que seria melhor contratar um guia e foi isso que fizemos. O problema lá é que não há placas, as estradas e ruas são de terra e o GPS não possui as informações de lá. Felizmente, o guia gostava de cachorro.

Barra de Santo Antonio fica 37Km distante de Maceió e é necessário pegar uma balsa para chegar lá pela Ilha de Crôa, nossa primeira parada. Apesar deste nome lá não é uma ilha. Ficamos por lá para almoçar, nos apresentarem o "cardápio vivo", eles trazem uma táboa com diversos peixes e crustáceos para escolher, meu dono escolheu os bolinhos de macaxeira com queijo, minha dona comeu camarões acebolados e eu comi a poupa do côco, além da minha raçãozinha é claro. A praia é muito bonita e deserta, do jeito que gostamos, a água é morna e possui tons de verde como todas as praias que passamos em Alagoas. Eu nadei, corri e depois descansei na rede com meu dono. Depois partimos em direção à Praia mais visitada por aqui.

Foram mais 17km até a Praia de Carro Quebrado, a estrada até que é boa apesar de ser de terra, segundo o guia quando chove só carro 4x4 passa por lá.
Ele nos contou a história do nome da Praia em duas versões, vou lhes contar as duas:

- Dizia ele que antigamente esta praia era frequentada por casais que eram atraidos pela tranquilidade do local e ficavam mais a vontade... Quando voltavam para suas casas e eram questionado pelos seus pais o motivo da demora, respondiam: É que o carro quebrou no caminho...

- A segunda versão, que consta nas descrições dos guias e aparentemente mais aceita, é que antigamente a estrada tinha piores condições e os carros realmente quebravam no caminho.

Esta praia realmente é muito bonita, a água é bem calma e possui uma enorme falésia em sua margem, dela é possivel extrair diferentes tonalidades de cores a partir da argila que ela solta. OLhem depois as fotos lá embaixo...

Como o tempo estava apertado e queriamos chegar em Maragogi antes de escurecer, partimos para a estrada. Com uma dica de nosso Guia, fomos para Maragogi beirando o Litoral pela Rota Ecológica. Passamos por diversos vilarejos e paramos em duas praias que valeram a pena, a Barra de Camaragibe e Praia do Marcineiro. Ambas as praias são selvagens e desertas.

Infelizmente escurece cedo por aqui e não tivemos oportunidade de conhecer as outras praias que estavam no caminho.

Chegamos em Maragogi às 17h e já estava escuro! Encontramos a Pousada Portal de Maragogi, que é bem legal, nosso apartamento fica de frente para a praia, se chama Pé-na-areia. Eu estava cansado e fui dormir um pouco, meus donos foram comer em um restaurante italiano. Quando eles voltaram eu acordei e fomos passear na praia, hoje não tinha lua...

Uma coisa que nos chateou é que as Galés, como chamam as enormes piscinas naturais, estão fechadas para visitação porque a maré está muito alta e deverá ser liberdada somente no fim de semana e não vamos poder esperar até lá...

Nos disseram que há outros passeios legais por aqui, amanhã eu conto como foi.

Lambidas,
Art


Barra de Santo Antônio

Ilha de Crõa:










Praia Carro Quebrado:






Passo de Camaragibe

Barra de Camaragibe:





São Miguel dos Milagres

Praia do Marcineiro:








Balsa para Maragogi

2 comentários:

  1. Queremos o Luciano de sunga ! Queremos o Luciano de sunga ! Queremos o Luciano de sunga ! Queremos o Luciano de sunga ! Queremos o Luciano de sunga ! Queremos o Luciano de sunga ! Queremos o Luciano de sunga ! Queremos o Luciano de sunga ! Queremos o Luciano de sunga !

    ResponderExcluir